quinta-feira, 7 de julho de 2011

Getsêmani

Texto base: Mateus 26: 36-46

Então foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar.
E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.
Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo.
E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.
Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo?
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.
E, voltando outra vez, achou-os dormindo, porque seus olhos estavam carregados.
Deixando-os novamente, foi orar terceira vez, repetindo as mesmas palavras.
Então voltou para os discípulos e disse-lhes: Dormi agora e descansai. Eis que é chegada a hora, e o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores.
Levantai-vos, vamo-nos; eis que é chegado aquele que me trai.


·         O Getsêmani é um Jardim situado no monte das oliveiras onde jesus se reuniu com seus discípulos na noite anterior á crucificação.

·         Simboliza- angústia, tristeza, dor intensa, inquietação, ansiedade,  traição.


Mateus 26: 36a
“ em seguida, foi jesus com eles...”

Mateus 26: 36b
... “ e disse a seus discípulos

Mateus 26:36c, 42, 44
“...assentai-vos aqui, enquanto vou ali orar...tornando-se a retirar-se, orou de novo...deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez...”

Mateus 36:38
“ então, lhes disse: a minha alma está profundamente triste até a morte.”

Mateus 26: 41
“ vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade está pronto, mas a carne é fraca. ”

Mateus 26:46
“ levantai-vos, vamos...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário